10% OFF

Teoria da Derrotabilidade - As Exceções Não Previstas nas Regras Jurídicas

Alexandre Prevedello
Editora: Juruá
Edição: 1
Ano: 2019
De: R$ 79,90
Por: R$ 71,91
Veja mais formas de pagamento
Em estoque - Este produto pode ser retirado em loja
Calcule o prazo de entrega e valor do frete:
Não sei meu CEP

Teoria da Derrotabilidade - As Exceções Não Previstas nas Regras Jurídicas

Alexandre Prevedello

A relação entre regra e exceção é complexa. Reconhecer uma exceção que não encontra disposição expressa no texto positivado significa que a regra possui uma falha, colocando-a em questão junto ao sistema ju­rídico. Entretanto, uma verdadeira exceção emerge desse mesmo siste­ma jurídico, do direito preexistente. Logo, a exceção qualifica o escopo normativo da regra, ainda que ela permaneça no mesmo lugar e com a mesma forma. Este é, portanto, um estudo sobre regras jurídicas e a sua abertura para exceções não previstas quando da sua elaboração. É o poder dos juízes de criar exceções, alterando a regra formulada pelo legislador no momento da aplicação.

O trabalho é estruturado em três capítulos. O primeiro – Derrotabilidade no direito – apresenta a noção geral do termo defeasibility, investigando sua introdução por Hart e as diversas noções posteriormente desen­volvidas. O segundo – O dilema das regras jurídicas – ingressa nos problemas das regras jurídicas, com exame dos argumentos para obedecê-las e também para deixar de segui-las. Demonstra-se a existência do paradoxo das regras, apresentando-se as diferentes metodologias para se lidar com ele. O terceiro capítulo – Derrotabilidade das regras jurídicas – aprofunda a investigação sobre os diferentes modos como o sistema jurídico pode acomodar exceções. São tratadas as diferentes hipóteses de derrotabilidade à luz do propósito subjacente das regras, além da in­dicação dos aspectos fáticos e dos critérios argumentativos que devem ser observados pelos juízes.

Ao final, ressalta-se a necessidade de uma atuação contida dos juízes ao excepcionar regras jurídicas válidas para fins de resguardar a autori­dade delas e preservar a coerência e unidade do sistema jurídico.

  • Ano: 2019
  • Autor(a) | Coord. | Org.: Alexandre Prevedello
  • Edição: 1
  • Editora: Juruá
  • ISBN: 9788536291680
  • Páginas: 210
Peso: 275
Altura: 4cm
Largura: 16cm
Comprimento: 25cm

Respeitamos a sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade
Aceito